Diferenças entre Biomedicina e Medicina!

Biomedicina e Medicina.

Embora muitos achem que se tratam de cursos similares ou até mesmo concorrentes, os médicos e biomédicos atuam em mercados de trabalho complementares, ambos trabalhando juntos para a melhoria da qualidade de vida e o tratamento das doenças.
As diferenças entre a biomedicina e a medicina começam no foco: enquanto o curso de medicina prepara os profissionais com um foco prático na cura direta das doenças e restauração da saúde atuando principalmente em hospitais, o curso de biomedicina prepara os profissionais para um foco de estudo, investigação e pesquisa das doenças atuando principalmente em laboratórios.

Do ponto de vista da cura das doenças podem ser vistas como profissões complementares: o médico utiliza os resultados laboratoriais obtidos pelo biomédico em seus diagnósticos, enquanto o biomédico utiliza em suas pesquisas dados práticos obtidos pelos médicos, um profissional contribuindo para uma melhor realização das tarefas do outro.

Por exemplo, enquanto um médico pode atuar descobrindo e diagnosticando os sintomas de uma nova doença, um biomédico de posse destes dados pode realizar uma pesquisa laboratorial e chegar até uma vacina, ambos contribuindo para a cura da doença e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Em relação ao dia a dia, as atribuições do médico e do biomédico também são bastante distintas. Enquanto o médico atua principalmente atendendo pacientes, diagnosticando sintomas de doença e realizando atribuições tais como cirurgias, o biomédico atua principalmente coletando amostras biológicas, realizando exames de laboratório e fazendo pesquisas.

Aqui vai uma tabela com as informações mais relevantes.

AtributoMedicinaBiomedicina
Habilitação:MédicoBiomédico
Tempo médio para se formar:8 anos7 anos
Principal ambiente de trabalho:HospitalLaboratório
Foco da profissão:Curar as doençasPesquisar doenças
Salário inicial médio:R$ 3551,00R$ 2113,00
Nível de dificuldade do curso:Muito dificilDificil
Mercado de trabalho:FavorávelMuito favorável
Distribuição dos empregos:Todo o BrasilTodo o Brasil


Portanto Biomedicina e Medicina, não são a mesma coisa como muita gente pensa, mas são duas profissões que se complementam e ambas tem extrema importância na manutenção da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário